Um dos sentidos mais importantes para o desenvolvimento de cada indivíduo, no que se refere à sua fala, linguagem e socialização, é a audição.
Desde o quinto mês de gestação, o bebê já começa a escutar os sons do corpo da mãe e a sua voz. E é a partir desta e de posteriores experiências com os sons que a criança começa a desenvolver a sua linguagem.Tendo em vista a importância dessa capacidade auditiva por meio da criança, faz-se necessário a realização de um teste, logo nos primeiros dias de vida, que tem como objetivo detectar precocemente uma eventual perda auditiva. Esse teste é conhecido como “teste da orelhinha”.
Caso a deficiência auditiva seja confirmada, será iniciada a intervenção clínica-educacional (uso de Aparelho de Amplificação Sonora, orientações, terapia fonoaudiológica, etc.), a fim de que as dificuldades com a comunicação sejam minimizadas.
Abaixo, algumas informações importantes.
Esse exame consiste na colocação de um fone acoplado a um computador, na orelha do bebê, que emite sons de fraca intensidade e recolhe as respostas que a orelha interna do bebê produz.
O exame é realizado por um fonoaudiólogo, na maternidade, aproximadamente 48 horas após o nascimento. Tem duração de aproximadamente 5 minutos, e é realizado preferencialmente com o bebê dormindo.
-Qual a importância do teste da orelhinha?
Estudos mostram que a criança deficiente auditiva que for diagnosticada e iniciar intervenção antes dos 6 meses de idade, obtém um desenvolvimento adequado da linguagem, independente do grau da perda auditiva.
-O teste é obrigatório por lei?
Sim. Desde o dia 2 de agosto de 2010 o exame é obrigatório.
Referências:
Para maiores informações, indico:
Nenhum comentário:
Postar um comentário